Indicações de Literatura

Aqui encontram-se sugestões de leitura e pesquisa indicados pelos participantes do grupo CIDES. 

Jean-Marie Van der Maren, Monique Brodeur, Fernand Gervais, Jean-Luc Gilles et Grégory Voz: Référentiel pour la formation des chercheuses et des chercheurs francophones en éducation. (Para fazer download do documento, clique na seta do canto superior direito)

Este documento pretende ser um guia informativo e não prescritivo, respeitando a liberdade acadêmica dos responsáveis pelos programas de doutorado em educação. A preocupação de seus autores foi produzir um documento de referência para esclarecer e alimentar as reflexões relacionadas aos programas que formam a próxima geração de pesquisadores educacionais de língua francesa. Embora tenha sido projetado de acordo com as necessidades de formação/treinamento desses pesquisadores, seu conteúdo pode servir como um guia a formação de pesquisadores de doutorado em outros campos das ciências humanas e sociais, como também em outros idiomas que não o francês. 

ADEREQ_Référentiel_chercheurs_mars_2019_Final.pdf

John Creswell e J. David Creswell: Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches

Este texto foi pioneiro na comparação de projetos de pesquisa qualitativa, quantitativa e de métodos mistos. Para todas as três abordagens, John W. Creswell e o novo co-autor J. David Creswell incluem uma consideração preliminar dos pressupostos filosóficos, elementos-chave do processo de pesquisa, uma revisão da literatura, uma avaliação do uso da teoria em aplicações de pesquisa, e reflexões sobre a importância da escrita e da ética na investigação acadêmica. Posicionamento epistemológico e ontológico em relação à questão de pesquisa e metodologia escolhida; estudo de caso, PAR, métodos visuais e online em pesquisa qualitativa; software de análise de dados qualitativos e quantitativos; e em métodos quantitativos, mais análises de poder para determinar o tamanho da amostra e mais cobertura de projetos experimentais e de levantamento; e atualizado com o pensamento e as pesquisas mais recentes em métodos mistos.