Quem Somos

Dilmeire Sant'Anna Ramos Vosgerau (Coordenadora)

Graduada em Informática pela Universidade Federal do Paraná, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Especialista em Desenvolvimento de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná,Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e PhD em Ciências da Educação - opção: Tecnologias Educacionais pela Universidade de Montréal - Canadá. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Conselheira Pedagógica  do Centro de Ensino e Aprendizagem da PUCPr - CrEAre. Lider do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (CIDES). Membro do Grupo de Pesquisa Computação e Tecnologia Musical (Onloop) - PUCPR. Pesquisadora Internacional do CriFPE - Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante/Canadá. 

Contato: dilmeire.vosgerau@pucpr.br 

ORCID https://orcid.org/0000-0002-9508-0888.

LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/8594637607405428   

Patrícia Meyer (Vice Coordenadora)

Doutora em Educação, na linha de Formação de Professores, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014 - 2018), possui graduação em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo pela Universidade Positivo (2003) e é especialista em Planejamento e Gestão de Negócios pela Universidade Positivo (2005), Jornalismo Empresarial e Comunicação Corporativa pelo Centro Universitário Curitiba (2007) e Docência da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica de Nível Médio (IFPR - 2016). É mestre em Educação pela PUCPR (2010). Participa do Grupo de Pesquisa CIDES - Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (PUCPR). Já lecionou no curso de Tecnologia de Comunicação Institucional na UTFPR (2009-2010) e desde 2010 é professora (EBTT) concursada no Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba). Atua em disciplinas na área de Comunicação, principalmente nos cursos: Técnicos Subsequentes de Eventos e Produção de Áudio e Vídeo, Técnico Integrado em Contabilidade e Tecnologia em Processos Gerenciais.  

LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/6903665525580668  

Rosane de Mello Santo Nicola

Doutora em Educação (PUCPR), Mestre em Educação (PUCPR) e graduada em Letras (UFPR). Professora do curso de Letras da PUCPR desde 2001. Membro fundador do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da PUCPR, responsável pela formação continuada de professores de graduação no período de 2015 a setembro de 2018, quando orientou a elaboração de currículos por competência em mais de 50 NDEs de cursos de graduação da instituição. Em 2019, orientou a elaboração de currículos e planos de ensino por competência de dez cursos de graduação na modalidade EaD da PUCPR.É membro do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Letras presencial e de Letras EaD da PUCPR. Editora-chefe da Editora Champagnat (PUCPR) de 2012 a 2015. Coordenadora do Eixo de Língua Portuguesa da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR de 2013 a 2015. Coordenadora do curso de especialização em Desenvolvimento Editorial com Ênfase em Materiais Didáticos (PUCPR). Em educação, realiza estudos sobre organização curricular numa abordagem por competências. Em linguística aplicada, realiza estudos sobre gêneros textuais e revisão de textos nos domínios editorial e escolar, atuando na formação docente inicial e continuada da educação básica e superior.

LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/1236208520892284 

Beatriz Maria Zoppo

Doutora em Educação PPGE/ PUCPR (2019 - 2023). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo PPGECM/ UFPR (2017). Possui pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Positivo (2016); Pós graduação em educação Inclusiva pelo Centro Universitário Barão de Mauá -SP (2015). Graduada em Pedagogia pela UEL (2013).Integrante do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior CIDES/PR) e integrante do grupo de pesquisa sobre tecnologias na Educação Matemática (UFPR). É professora da Rede Municipal de Curitiba, atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Atua como professora colaboradora da Uninter na modalidade EAD (Produção de materiais e gravação ). Ministrou a disciplina de Epistemologia Convergente e Produção de Materiais e sistemas de ensino (UNINTER). Ministrou a disciplina na modalidade semipresencial (UNIFACEAR) "Avaliação da Aprendizagem e dos sistemas de ensino". Certificada pelo ATLAS.ti para treinamento de estudantes para a utilização do software de Análise de Dados ATLAS.ti.  Docente do curso de licenciatura em Pedagogia na Faculdade Fidelis.

LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/4052247914685232 

Ana Paula de Andrade Janz Elias

Doutora em Educação pela PUCPR (2019 - 2022). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018); Especialista em Inovação e Tecnologias na Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Grupo Rhema (2016) e especialista em Psicomotricidade também pelo grupo Rhema (2016); Formada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2005) e formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2020). É membro do GPTEM (Grupo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação Matemática) desde o segundo semestre do ano de 2016; É membro do GPINTEDUC (Grupo de Pesquisa Inovação e Tecnologias na Educação) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, desde o ano de 2017; É membro do Grupo CIDES (Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior), desde 2019. Já atuou como professora da Educação Básica e professora do Ensino Superior. Também já atuou como gestora de escola da rede pública municipal de Curitiba. Atualmente professora da área de exatas da Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter e é coordenadora na Faculdade Fidelis. Produz diferentes materiais pedagógicos para algumas instituições de ensino e faz pesquisas na área de formação de professores, especialmente àqueles que atuam na Educação Básica, Educação Matemática e àqueles que utilizam-se de Tecnologias Digitais nos processos de ensino e de aprendizagem.

LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/3994726279604169 

Roque Corrêa Júnior

Doutorando e Mestre em Educação (PPGE/PUCPR); licenciado em Música (PUCPR) e técnico em informática. Membro do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (CIDES) e participante de projetos de aprimoramento docente e métodos qualitativos; estudo e aprimoramento do software de Análise Qualitativa ATLAS.ti (Professional Trainer); desenvolvimento de tecnologias para o ensino de música (Onloop Research PUC-PR); estudo e aprimoramento das ferramentas Microsoft (Microsoft Innovative Educator Expert). Atua como Analista de Formação no Marista Brasil, desenvolvendo trajetórias formativas para os educadores. 

Contato: roquejunior94@hotmail.com  

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8360-4074  

LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/5961328760557884  

Diego Andrade de Jesus Lelis

Doutorando em Educação PPGE/PUCPR (2021). Mestre em Educação PPGE/PUC-PR. Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano-CEUCLAR (2014) e em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino-ISTA. (2016). Possui Especialização na área de Tutoria em Educação a Distância e EJA, em Educação Especial e Ensino Religioso, e em Geografia, História e Sustentabilidade pela Faculdade Futura. É Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR, membro Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (Cides) na mesma instituição e Bacharelando em Teologia pelo Studium Theologicum de Curitiba-PR. É estudante licenciado para o treinamento de usuários do software de análise de dados qualitativos ATLAS.ti. Está doutorando em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE da PUCPR.  

LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/9597409496812373  

Maria Fernanda Moretti Schneider

Doutoranda em Educação e Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (bolsista Marcelino Champagnat - Mérito Acadêmico). Jornalista e especialista em fotografia. Desempenha o cargo de analista de marketing III no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba-PR. Pesquisas nas áreas de comunicação, educação e direitos humanos. 

LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/9769388360945285  

Luana Fonseca Duarte Fernandes

Possui mestrado pelo programa PROFMAT realizado na Universidade Federal do Paraná (2014), graduação (licenciatura e bacharelado) em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2011). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da PUCPR. Cursando pedagogia na UNINTER (2018-2020). Autora de dois livros na área de matemática ( Geometria Analítica e Álgebra Linear). É professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Integrante do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior ( CIDES) da PUCPR. 

LINK PARA CURRÍCULO LATTES:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4466204E2 

Juliane de Oliveira

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Administração pela Sociedade Paranaense de Ensino e Informática, MBA em Gestão Estratégica da Qualidade e Sistema de Gestão Integrada pela Universidade Tuiuti do Paraná e Pós graduação em Formação Pedagógica do Professor Universitário pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência em Administração de Empresas; atuou nas áreas de Finanças, Qualidade e Marketing. Área de interesse: docência e pesquisa.


LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/1700548548289971 

Pedro Guilherme Basso Machado

Saúde, educação, gestão e pesquisa. UniBrasil: Professor de Graduação e Pós-Graduação, Orientador, Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, representante docente da Escola de Saúde (Set-2020 a Ago-2021). Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Psicologia, Editor de Seção de Psicologia dos Cadernos da Escola de Saúde e de Eventos de Iniciação Científica. Integrou o Conselho Superior Universitário e o Comitê de Ética em Pesquisa. Pós-Doutor em Educação - PUCPR - 2020. Doutor em Psicologia da Saúde - Universidad Autónoma de Madrid - UAM. Doutorado Reconhecido no Brasil pela UFSC. Psicólogo - PUCPR. Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental - CETEC. Licenciatura em Psicologia e Pesquisa - UAM. Especialista em Educação - Formação Pedagógica do Professor Universitário - PUCPR. Psicoterapeuta Analítico-Comportamental. Grupos de Estudos e Pesquisas: GEPEB E CIDES. Revisor de periódicos. Fala, escrita e leitura em Inglês (nível avançado), Espanhol (nível avançado), Francês (nível médio) e Italiano (nível médio). 


LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4270988E5

João Mário Cubas

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005). Mestrado em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016). Doutorando em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Saúde Mental, Deficiência Intelectual (leve, moderada e severa), em crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social e em acolhimento institucional. Pesquisas nas áreas de garantia de direitos de crianças e adolescentes, políticas de saúde mental e acesso a serviços de saúde mental. Experiência na área de gestão em saúde. Atuante em equipe multidisciplinar e consultório particular.


LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253601P3 

Marceli Behm Goulart

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professora Associada B da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde ministra a disciplina de Estágio Supervisionado em Matemática I. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Matemática, tecnologias da informação e comunicação e formação de professores.


LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/8488404481248362 

Isadora Tonet Assad

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná, dentro da Linha de Pesquisa de Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor. Especialista em Marketing Empresarial pela UFPR. Graduada em Bacharelado em Design pela UTFPR. Concentra sua pesquisa em tópicos relativos à inovação, criatividade e empreendedorismo. É professora na Faculdade Estácio de Curitiba, lecionando disciplinas de gestão estratégica de marketing, inovação e empreendedorismo, princípios de gestão, gestão da informação e ferramentas digitais aplicadas à gestão. Também faz parte dos Comitês de Extensão e de Iniciação Científica da Estácio Curitiba. É co-fundadora do Estúdio Lúmina, empresa de marketing e design que contribui para que pessoas e empresas brilhem, por meio da promoção de um ambiente de discussão e desenvolvimento da criatividade.


LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4452902Y5

Inglyde Jeane da Silva Vieira

É formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) na área de concentração "Linguagem e Tecnologia", na linha de pesquisa "Multiletramentos, discurso e processos de produção de sentido" da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Participou do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA) coordenado pela Prof. Dra. Nívea Rohling, no campo da Análise Dialógica de Discurso (ADD), sob o escopo dos estudos de Bakhtin e seu Círculo. Atualmente é doutoranda em Educação pela PUCPR. Faz parte do grupo de estudos "Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior" (Cides), coordenado pela professora Dilmeire S. A. R. Vosgerau no Programa de Pós-Graduação em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGE PUCPR). O grupo é certificado pela PUCPR e credenciado junto ao CNPQ. Na área profissional, atua como autora e editora de livros e materiais didáticos.


LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/7580456563012491 

Vivian Maria Korb

Formada em Licenciatura em História, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e laureada com o titulo de aluna Marcelino Champagnat por melhor desempenho acadêmico da turma de 2019. Voluntaria na ONG Em Ação, ministrando aulas de História do Brasil no cursinho solidário. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (PIBIC) e da Residência Pedagógica em História no Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto.


LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/2731407476958571 

Pedro Felipe de Oliveira Flores da Silva

Bacharelando em Psicologia pela Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), com experiência no campo de avaliação neuropsicológica e educação. Coordenador do Clube de Neurociências da PUC/PR e fundador do Grupo de Estudos em Neurociências e Evolução (GENE). Aluno do curso técnico de Socorrista Resgatista pela Pickler Team Rescue. É Aluno bolsista de Iniciação científica vinculado ao grupo de pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (CIDES). 


LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/8918192025147252 

Fernanda Rocha Soares

Acadêmica de Ciências Contábeis na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Campus Unidade Sede (Curitiba, PR). Monitora voluntária e remunerada da disciplina de Demonstrações Contábeis na PUC-PR.


LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/3404522345593892 

Melissa De Ferrante Souza

É aluna do Colégio da Polícia Militar do Paraná Cel. PM. Felippe de Sousa Miranda. Atualmente é Bolsista de Iniciação Científica Júnior do CNPq.


LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K9791055J1 

Cleizen Kiotheka de Andrade

Possui Ensino-Médio pelo Colégio Estadual Mario Brandão Teixeira Braga(2010). Atualmente é graduanda em Psicologia pela PUCPR, e pesquisadora PIBIC.


LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K9760172A0 

Marina Vieira Cabeda maia

Atualmente é graduanda a área de marketing pela PUCPR, e pesquisadora PIBIC.


LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K9760793A2

Milena Aparecida da Silva

Atualmente é graduanda em letras pela PUCPR, e pesquisadora PIBIC.


LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K9761111U8