Graduada em Informática pela Universidade Federal do Paraná, Graduada em Pedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Especialista em Desenvolvimento de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná,Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e PhD em Ciências da Educação - opção: Tecnologias Educacionais pela Universidade de Montréal - Canadá. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Conselheira Pedagógica do Centro de Ensino e Aprendizagem da PUCPr - CrEAre. Lider do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (CIDES). Membro do Grupo de Pesquisa Computação e Tecnologia Musical (Onloop) - PUCPR. Pesquisadora Internacional do CriFPE - Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante/Canadá.
Contato: dilmeire.vosgerau@pucpr.br
ORCID https://orcid.org/0000-0002-9508-0888.
LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/8594637607405428
Doutora em Educação, na linha de Formação de Professores, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014 - 2018), possui graduação em Comunicação Social Habilitação em Jornalismo pela Universidade Positivo (2003) e é especialista em Planejamento e Gestão de Negócios pela Universidade Positivo (2005), Jornalismo Empresarial e Comunicação Corporativa pelo Centro Universitário Curitiba (2007) e Docência da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica de Nível Médio (IFPR - 2016). É mestre em Educação pela PUCPR (2010). Participa do Grupo de Pesquisa CIDES - Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (PUCPR). Já lecionou no curso de Tecnologia de Comunicação Institucional na UTFPR (2009-2010) e desde 2010 é professora (EBTT) concursada no Instituto Federal do Paraná (Campus Curitiba). Atua em disciplinas na área de Comunicação, principalmente nos cursos: Técnicos Subsequentes de Eventos e Produção de Áudio e Vídeo, Técnico Integrado em Contabilidade e Tecnologia em Processos Gerenciais.
LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/6903665525580668
Doutora em Educação (PUCPR), Mestre em Educação (PUCPR) e graduada em Letras (UFPR). Professora do curso de Letras da PUCPR desde 2001. Membro fundador do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da PUCPR, responsável pela formação continuada de professores de graduação no período de 2015 a setembro de 2018, quando orientou a elaboração de currículos por competência em mais de 50 NDEs de cursos de graduação da instituição. Em 2019, orientou a elaboração de currículos e planos de ensino por competência de dez cursos de graduação na modalidade EaD da PUCPR.É membro do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Letras presencial e de Letras EaD da PUCPR. Editora-chefe da Editora Champagnat (PUCPR) de 2012 a 2015. Coordenadora do Eixo de Língua Portuguesa da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR de 2013 a 2015. Coordenadora do curso de especialização em Desenvolvimento Editorial com Ênfase em Materiais Didáticos (PUCPR). Em educação, realiza estudos sobre organização curricular numa abordagem por competências. Em linguística aplicada, realiza estudos sobre gêneros textuais e revisão de textos nos domínios editorial e escolar, atuando na formação docente inicial e continuada da educação básica e superior.
LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/1236208520892284
Doutora em Educação PPGE/ PUCPR (2019 - 2023). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo PPGECM/ UFPR (2017). Possui pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Positivo (2016); Pós graduação em educação Inclusiva pelo Centro Universitário Barão de Mauá -SP (2015). Graduada em Pedagogia pela UEL (2013).Integrante do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior CIDES/PR) e integrante do grupo de pesquisa sobre tecnologias na Educação Matemática (UFPR). É professora da Rede Municipal de Curitiba, atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Atua como professora colaboradora da Uninter na modalidade EAD (Produção de materiais e gravação ). Ministrou a disciplina de Epistemologia Convergente e Produção de Materiais e sistemas de ensino (UNINTER). Ministrou a disciplina na modalidade semipresencial (UNIFACEAR) "Avaliação da Aprendizagem e dos sistemas de ensino". Certificada pelo ATLAS.ti para treinamento de estudantes para a utilização do software de Análise de Dados ATLAS.ti. Docente do curso de licenciatura em Pedagogia na Faculdade Fidelis.
LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/4052247914685232
Doutora em Educação pela PUCPR (2019 - 2022). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018); Especialista em Inovação e Tecnologias na Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Grupo Rhema (2016) e especialista em Psicomotricidade também pelo grupo Rhema (2016); Formada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2005) e formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2020). É membro do GPTEM (Grupo de Pesquisas sobre Tecnologias na Educação Matemática) desde o segundo semestre do ano de 2016; É membro do GPINTEDUC (Grupo de Pesquisa Inovação e Tecnologias na Educação) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, desde o ano de 2017; É membro do Grupo CIDES (Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior), desde 2019. Já atuou como professora da Educação Básica e professora do Ensino Superior. Também já atuou como gestora de escola da rede pública municipal de Curitiba. Atualmente professora da área de exatas da Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter e é coordenadora na Faculdade Fidelis. Produz diferentes materiais pedagógicos para algumas instituições de ensino e faz pesquisas na área de formação de professores, especialmente àqueles que atuam na Educação Básica, Educação Matemática e àqueles que utilizam-se de Tecnologias Digitais nos processos de ensino e de aprendizagem.
LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/3994726279604169
Doutorando e Mestre em Educação (PPGE/PUCPR); licenciado em Música (PUCPR) e técnico em informática. Membro do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (CIDES) e participante de projetos de aprimoramento docente e métodos qualitativos; assessoria, estudo e aprimoramento do software de Análise Qualitativa ATLAS.ti (Professional Trainer); desenvolvimento de tecnologias para o ensino de música (Onloop Research PUC-PR); estudo e aprimoramento das ferramentas Microsoft (Microsoft Innovative Educator Expert). Atua como Analista de Formação Continuada no Marista Brasil e como editor do periódico Caderno Marista de Educação. Atuou também como Analista de Tecnologias Educacionais (Escola Social Ecológica - Marista Brasil); como como radialista sob o registro profissional 9241/PR (Paraná Educativa 97.1); e Técnico em Informática (Help Desk e Manutenção de Computadores). Áreas de interesse e estudo: Tecnologias Educacionais; Pesquisa Qualitativa; Formação Docente; Educação Musical.
LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/5961328760557884
Doutorando em Educação PPGE/PUCPR (2021). Mestre em Educação PPGE/PUC-PR. Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano-CEUCLAR (2014) e em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino-ISTA. (2016). Possui Especialização na área de Tutoria em Educação a Distância e EJA, em Educação Especial e Ensino Religioso, e em Geografia, História e Sustentabilidade pela Faculdade Futura. É Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR, membro Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (Cides) na mesma instituição e Bacharelando em Teologia pelo Studium Theologicum de Curitiba-PR. É estudante licenciado para o treinamento de usuários do software de análise de dados qualitativos ATLAS.ti. Está doutorando em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação- PPGE da PUCPR.
LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/9597409496812373
Com uma trajetória marcada pela integração entre jornalismo, educação e inovação, tem o compromisso com a comunicação e a disseminação do conhecimento. Laureada com o prestigiado Prêmio Marcelino Champagnat pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde se graduou em Jornalismo e obteve o título de mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas, sua dissertação abordou a proteção de migrantes forçados, explorando as complexidades envolvidas nos direitos humanos em períodos de crise. No doutorado em Educação, aprofundou sua pesquisa sob orientação da Profa. Dra. Dilmeire Sant'Anna Ramos Vosgerau, focando no uso das redes sociais digitais para o desenvolvimento profissional docente, com ênfase na inovação para a formação de educadores. Ocupa a posição de supervisora de marketing de conteúdo e audiovisual no Pequeno Príncipe, o maior hospital pediátrico do Brasil, reconhecido mundialmente. Seu contínuo interesse por novas abordagens e tecnologias digitais visa fortalecer a intersecção entre comunicação e educação, gerando impacto significativo na sociedade.
LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/9769388360945285
Saúde, educação, gestão e pesquisa. UniBrasil: Professor de Graduação e Pós-Graduação, Orientador, Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, representante docente da Escola de Saúde (Set-2020 a Ago-2021). Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Psicologia, Editor de Seção de Psicologia dos Cadernos da Escola de Saúde e de Eventos de Iniciação Científica. Integrou o Conselho Superior Universitário e o Comitê de Ética em Pesquisa. Pós-Doutor em Educação - PUCPR - 2020. Doutor em Psicologia da Saúde - Universidad Autónoma de Madrid - UAM. Doutorado Reconhecido no Brasil pela UFSC. Psicólogo - PUCPR. Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental - CETEC. Licenciatura em Psicologia e Pesquisa - UAM. Especialista em Educação - Formação Pedagógica do Professor Universitário - PUCPR. Psicoterapeuta Analítico-Comportamental. Grupos de Estudos e Pesquisas: GEPEB E CIDES. Revisor de periódicos. Fala, escrita e leitura em Inglês (nível avançado), Espanhol (nível avançado), Francês (nível médio) e Italiano (nível médio).
LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4270988E5
É formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) na área de concentração "Linguagem e Tecnologia", na linha de pesquisa "Multiletramentos, discurso e processos de produção de sentido" da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Participou do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA) coordenado pela Prof. Dra. Nívea Rohling, no campo da Análise Dialógica de Discurso (ADD), sob o escopo dos estudos de Bakhtin e seu Círculo. Atualmente é doutoranda em Educação pela PUCPR. Faz parte do grupo de estudos "Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior" (Cides), coordenado pela professora Dilmeire S. A. R. Vosgerau no Programa de Pós-Graduação em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGE PUCPR). O grupo é certificado pela PUCPR e credenciado junto ao CNPQ. Na área profissional, atua como autora e editora de livros e materiais didáticos.
LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/7580456563012491
Formada em Licenciatura em História, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), e laureada com o titulo de aluna Marcelino Champagnat por melhor desempenho acadêmico da turma de 2019. Voluntaria na ONG Em Ação, ministrando aulas de História do Brasil no cursinho solidário. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica (PIBIC) e da Residência Pedagógica em História no Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto.
LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/2731407476958571
Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (1993), especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas Apucarana (2001), especialista em Biologia Aplicada à Saúde (2005) Mestre e Doutora em Patologia Experimental pela Universidade Estadual de Londrina (2008-2013). Pós Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Coordenadora do Núcleo de Excelência Pedagógica (NEP) da PUCPR campus Londrina. Integrante do Centro de Ensino e Aprendizagem (CrEAre) da PUCPR campus Curitiba, Integrante do Comitê gestor de Iniciação Científica (PIBIC) da PUCPR campus Curitiba.
LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/1788505899907556
Graduada em Gastronomia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2022). Pós-Graduação em Confeitaria pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2023). Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2024). Membro do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior.
LINK PARA CURRÍCULO LATTEShttp://lattes.cnpq.br/6256827980992120
A pesquisadora possui doutorado em Educação pela PUCPR (2022), mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa (literatura brasileira, portuguesa e africana) pela PUC Minas (2008), pós-graduação em A Moderna Educação pela PUCRS (2019), especialista em Docência do Ensino Superior pela UCB (2007), e graduação em Letras ? Português e Inglês pela Unileste (2003). Teve experiência na Faculdade Pitágoras ? Ipatinga como professora de Metodologia Científica, Português e TCC nos cursos de graduação: Psicologia, Pedagogia, Farmácia, Administração, Direito, e Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica (2007-2009). Fez trabalho voluntário em Angola como professora de Língua Portuguesa (2009-2011). Atuou como analista educacional por 6 meses junto à Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, capacitando professores do ensino fundamental e médio de Língua Portuguesa (2013). Lecionou Literatura e Língua Portuguesa em um curso pré-vestibular e no ensino médio no Colégio Sigma, Rio Branco - Acre (2017-2019), Redação na Escola de Ensino Médio e Técnico Plácido de Castro, Rio Branco ? Acre (2018-2022) e Literatura e Redação na Escola Primeiro Passo, Rio Branco ? Acre (2019-2022). Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de Redação, pesquisa científica e Literatura. Contato - mireilepfcosta@gmail.com Whatsapp - (68) 98412-5450
LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/8008191935428231
Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em educação , PPGE da Pontifícia Universidade Católica do Paraná na linha de ?Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores?, orientada pela Profa. Dra. Dilmeire Sant?Anna Ramos Vosgerau. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC - PUCPR(2009-2010). Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2010). Especialização em Educação Especial com Ênfase em Inclusão -PUCPR.(2012). Participa do Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (CIDES), certificado pela PUCPR e credenciado ao CNPQ. Está estudando a curadoria digital na Educação. Participa do Grupo de Pesquisa em Psicanálise Aplicada, ministrado pelo Dr Nínive Marutto(2020). Participou como pesquisadora do projeto EduPesquisa da Prefeitura Municipal de Curitiba (2013). Atualmente Professora do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Centro de Atividades Educacionais Tistu, em Curitiba-PR. Tem experiência profissional na área da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial.
LINK PARA CURRÍCULO LATTES: http://lattes.cnpq.br/8083503224753718