Seminário Avançado: Discutindo sobre a formação do pesquisador qualitativo

Há cada vez mais pesquisadores preocupando-se com a formação do pesquisador, seja por meio de eventos ou por meio de publicações que sinalizam um rol de competências necessárias a um pesquisador científico. 

Diante desse cenário a pesquisadora Beatriz Zoppo  (http://lattes.cnpq.br/4052247914685232) percebeu a necessidade de organizar um evento científico voltado especificamente às aprendizagens do pesquisador em formação

Desse modo, o Seminário Avançado: Discutindo sobre a formação do pesquisador qualitativo, foi ministrado na Pontifícia Univerisdade Católica do Paraná nos dias 27 e 28 de novembro de 2019. No ano de 2020, o evento ganhou forma e passou a se chamar SIFOP, com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais.

O evento foi estruturado no livro 30 essential skills for the qualitative researcher (CRESWELL, 2016); nele discutem-se, de forma minuciosa, as habilidades necessárias aos pesquisadores. Para a realização do evento, foi proposto um questionário baseado nas 30 habilidades elencadas por Creswell (2016); esse instrumento deveria ser respondido simultaneamente à inscrição. Os inscritos destacaram as seguintes fragilidades:

a) a tecnologia como suporte à coleta e à análise de dados; 

b) a pesquisa a partir de fontes digitais (abertas e restritas); 

c) a elaboração do design da pesquisa;

d) experiência com a elaboração de projetos para o comitê de ética;

e) comunicação escrita ― dificuldades mais comuns na escrita acadêmica;

f) comunicação oral da pesquisa.

A partir dessas informações, as temáticas trouxeram discussões relevantes e foram apresentadas por palestrantes nacionais:

Assim sendo, a organização de Seminários para a formação do pesquisador tornou-se uma prática anual do Grupo CIDES (a partir de 2019).

A página em que o evento foi divulgado pode ser visto em: https://www.sympla.com.br/evento/seminario-avancado-discutindo-sobre-a-formacao-do-pesquisador-qualitativo/716557