Mestrado

2018

Educação empreendedora : possibilidades e limites de relação com o currículo do Ensino Médio

REFERÊNCIA: Educação empreendedora : possibilidades e limites de relação com o currículo do Ensino Médio / 2018 - ( Dissertações ) ARAUJO, Francisco Fabio Cardozo de; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. Educação empreendedora: possibilidades e limites de relação com o currículo do Ensino Médio. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2018

ACESSO:https://www.seduc.pi.gov.br/download/arquivos/biblioteca/1048035859.dissertacao-_francisco_fabio_cardozo_de_araujo.pdf

Promoção da autonomia da aprendizagem do estudante do ensino superior: um estudo de caso sobre estratégias para a aprendizagem extraclasse.

REFERÊNCIA:

LUPEPSO, Marina; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. A promoção da autonomia da aprendizagem do estudante do ensino superior: um estudo de caso sobre estratégias para a aprendizagem extraclasse. 2018. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2018 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/img.php?arquivo=/00006b/00006b07.pdf>. Acesso em: 7 jun. 2018.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/img.php?arquivo=/00006b/00006b07.pdf

2017

Promoção da autonomia da aprendizagem do estudante do ensino superior : um estudo de caso sobre estratégias para a aprendizagem extraclasse.

REFERÊNCIA:

LUPEPSO, Marina; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. A promoção da autonomia da aprendizagem do estudante do ensino superior: um estudo de caso sobre estratégias para a aprendizagem extraclasse. 2018. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2018 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/img.php?arquivo=/00006b/00006b07.pdf>. Acesso em: 7 jun. 2018.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/img.php?arquivo=/00006c/00006c42.pdf

Sala de aula invertida no contexto da educação básica : possibilidades de mudança na prática docente.

REFERÊNCIA:

SERQUEIRA, Caroline Ferreira Costa; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. A sala de aula invertida no contexto da educação básica: possibilidades de mudança na prática docente. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2017 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/img.php?arquivo=/000068/0000680f.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2018.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/img.php?arquivo=/000068/0000680f.pdf

2016

Psicomotricidade relacional : um método para o desenvolvimento pessoal e profissional do professor.

REFERÊNCIAS:

GUSI, Elisângela Gonçalves Branco; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. Psicomotricidade relacional: um método para o desenvolvimento pessoal e profissional do professor .2016. 104 p. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2016 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/img.php?arquivo=/00005b/00005b12.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2016.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/img.php?arquivo=/00005b/00005b12.pdf


Tecnologia educacional e aprendizagem ativa na educação superior : uma metassíntese.

REFERÊNCIAS:

PEREIRA, Amanda de Sena Fornarolli; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. Tecnologia educacional e aprendizagem ativa na educação superior: uma metassíntese. 2016. 97 Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2016 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/img.php?arquivo=/00005b/00005b11.pdf>. Acesso em: 1 nov. 2016.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/img.php?arquivo=/00005b/00005b11.pdf



Uso do MOOC para o aprimoramento da escrita do trabalho de conclusão de curso TCC.

REFERÊNCIAS:

ARTIGAS, Joanita do Rocio; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. O uso do MOOC para o aprimoramento da escrita do trabalho de conclusão de curso ? TCC. 2016. 195, [17] f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2016 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/img.php?arquivo=/000059/000059ae.pdf>

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/img.php?arquivo=/000059/000059ae.pdf


2015

Aplicação da revisão sistemática nas pesquisas sobre formação de professores : uma discussão metodológica.

REFERÊNCIAS:

SCHIAVON, Sandra Helena; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. Aplicação da revisão sistemática nas pesquisas sobre formação de professores: uma discussão metodológica.2015. 95 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2015 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3185>. Acesso em: 9 out. 2015.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3185


Aula invertida :desafios de uma nova metodologia e um novo olhar do professor.

REFERÊNCIAS:

RODRIGUES, Carolina Stancati; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. Aula invertida: desafios de uma nova metodologia e um novo olhar do professor. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2015 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/img.php?arquivo=/000063/000063d6.pdf>. Acesso em: 31 out. 2017.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/img.php?arquivo=/000063/000063d6.pdf

2014

Gestor escolar como articulador da integração das tecnologias na escola.

REFERÊNCIAS:

OGAWA, Mary Natsue; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. O gestor escolar como articulador da integração das tecnologias na escola. 2014. 179 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2014 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2844>. Acesso em: 8 ago. 2014.

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2844

Mediação para apropriação da produção escrita subsidiada pelas tecnologias e mídias digitais.

REFERÊNCIAS:

DALLEGRAVE, Juslaine Lucilia Mickosz de; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. Mediação para apropriação da produção escrita subsidiada pelas tecnologias e mídias digitais.2014. 145 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2014 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2965>. Acesso em: 28 jan. 2015.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2965


Pensamento de Paulo Freire para uma ação mais humanizada do professor na educação a distância.


REFERÊNCIAS:

STURZENEGGER, Karen Freme Duarte; TESCAROLO, Ricardo. O pensamento de Paulo Freire para uma ação mais humanizada do professor na educação a distância. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2014 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2964>. Acesso em: 28 jan. 2015.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2964

2013

Dança : os (des)saberes docentes dos professores de arte/dança de escolas estaduais do Paraná.

REFERÊNCIAS:

NASCIMENTO, Eder Fernando do; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. Dança: os (des)saberes docentes dos professores de arte/dança de escolas estaduais do Paraná. 2013. 178 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2013 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2657>.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2657

Integração das tecnologias nos projetos políticos-pedagógicos : realidades e desafios.

REFERÊNCIAS:

ROSSARI, Marilusa; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. A integração das tecnologias nos projetos políticos-pedagógicos: realidades e desafios. 2012. 215 f Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2012 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2530>.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2530

Presença das tecnologias educacionais no currículo dos cursos de licenciatura em matemática.

REFERÊNCIAS:

MILANI, Maisa Lucia Cacita; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. A presença das tecnologias educacionais no currículo dos cursos de licenciatura em matemática. 2013. 114 f Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2013 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2594>.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2594

2012

Formação do pedagogo e as tecnologias educacionais : realidade ou ficção.

REFERÊNCIAS:

IGLESIAS, Sandra Letícia Schroeder; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. A formação do pedagogo e as tecnologias educacionais: realidade ou ficção. 2012. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2012 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2275>.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2275


Organização do cotidiano escolar no ensino fundamental de uma escola bem sucedida no município de Curitiba.

REFERÊNCIAS:

SIQUEIRA, Elaine de Cássia Ferreira; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. A organização do cotidiano escolar no ensino fundamental de uma escola bem sucedida no município de Curitiba. 2012. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2012 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2529>.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2529


Representações sociais do projeto ler e pensar.

REFERÊNCIAS:

PINHEIRO, Rafaela Bortolin; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. As representações sociais do projeto ler e pensar. 2012. 267 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2012 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2395>. Acesso em: .

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2395

2011

Formação de professores para o uso das tecnologias educacionais : o que apontam as teses e dissertações defendidas no Brasil no período de 2003 a 2008.

REFERÊNCIAS:

ZUFFO, Darci; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. A formação de professores para o uso das tecnologias educacionais: o que apontam as teses e dissertações defendidas no Brasil no período de 2003 a 2008. 2011. 149 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1890>.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1890

Proposta de indicadores para avaliação dos estágios de integração das TIC na prática pedagógica do professor.

REFERÊNCIAS:

PASINATO, Nara Maria Bernardes; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. Proposta de indicadores para avaliação dos estágios de integração das TIC na prática pedagógica do professor. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2124

2010

Imaginário do professor sobre o uso das tecnologias educativas : pressupostos para uma proposta de formação.

REFERÊNCIAS:

COSTA, Sirley Terezinha Golemba; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. O imaginário do professor sobre o uso das tecnologias educativas: pressupostos para uma proposta de formação. 2010. 255 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2010 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1774>.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1774

Mediação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem : a formação continuada de professores do ensino fundamental.

REFERÊNCIAS:

SILVA, Roseane Almeida da; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. A mediação pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem: a formação continuada de professores do ensino fundamental. 2010. [175] f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2010 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1878>.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1878

Possibilidades e limites na utilização do jornal eletrônico no processo de ensino-aprendizagem.

REFERÊNCIAS:

MEYER, Patrícia; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. Possibilidades e limites na utilização do jornal eletrônico no processo de ensino-aprendizagem. 2010. 207 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2010

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1679

2009

Educação corporativa : a formação do professor e sua prática pedagógica em cursos a distância.

REFERÊNCIAS:

LIMA, Katia Mara de; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. Educação corporativa: a formação do professor e sua prática pedagógica em cursos a distância. 2009. 130 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2009 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1695>.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1695


Uso das tecnologias de informação e comunicação como recursos nas práticas pedagógicas para a educação ambiental : um estudo de caso no ensino fundamental em Curitiba.

REFERÊNCIAS:

ANDRADE, Vera Lucia Afonso Moreira de; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. O uso das tecnologias de informação e comunicação como recursos nas práticas pedagógicas para a educação ambiental: um estudo de caso no ensino fundamental em Curitiba. 2004. 130 Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2009 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1711>.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1711

2008

Apropriação dos conhecimentos sobre integração de recursos tecnológicos pelos alunos do curso de pedagogia.

REFERÊNCIAS:

SILVA, Ottilia Marcacci Ribeiro da; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. Apropriação dos conhecimentos sobre integração de recursos tecnológicos pelos alunos do curso de pedagogia. 2008. 151 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1166>.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1166


Em riscos e rabiscos : concepções de ensino religioso dos docentes do ensino fundamental do Estado do Paraná - possibilidade para uma formação de professores.

REFERÊNCIAS:

RODRIGUES, Edile Maria Fracaro; JUNQUEIRA, Sérgio; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. Em riscos e rabiscos: concepções de ensino religioso dos docentes do ensino fundamental do Estado do Paraná - possibilidade para uma formação de professores. 2008. 153, 36 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1165>.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1165

Inclusão digital na educação superior : uma pesquisa exploratória com professores do curso de letras no interior do Paraná.

REFERÊNCIAS:

BERTONCELLO, Ludhiana; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. A inclusão digital na educação superior: uma pesquisa exploratória com professores do curso de letras no interior do Paraná. 2008. 179 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1398>.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1398

Integração das disciplinas curriculares com apoio dos recursos tecnológicos : uma análise dos planos de aula de professores do ensino fundamental da rede pública.

REFERÊNCIAS:

BARNI, Edí Marise; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. A integração das disciplinas curriculares com apoio dos recursos tecnológicos: uma análise dos planos de aula de professores do ensino fundamental da rede pública. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1265.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1265

2007

Construção da prática pedagógica do professor : o uso do lego/robótica na sala de aula, A / 2007 - ( Dissertações )

REFERÊNCIAS:

LABEGALINI, Aliete Ceschin; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. A construção da prática pedagógica do professor: o uso do lego/robótica na sala de aula. 2007. 154 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1109>.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1109


Discurso dos docentes da educação profissional como norteador de uma proposta de educação continuada a distância.

REFERÊNCIAS:

MAZUR, Alcione; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. O discurso dos docentes da educação profissional como norteador de uma proposta de educação continuada a distância.2007. 188 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=843>.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=843

Formação continuada do professor : uma proposta de ambiente virtual colaborativo de planejamento do processo ensino-aprendizagem.

REFERÊNCIAS:

PINTO, Andréa Schoch Marques; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. A formação continuada do professor: uma proposta de ambiente virtual colaborativo de planejamento do processo ensino-aprendizagem. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=742>.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=742

PeArte : um ambiente colaborativo para a formação do pesquisador que atua no ensino superior por meio da participação em pesquisas do tipo estado da arte.

REFERÊNCIAS:

PICHETH, Fabiane Maria; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. PeArte: um ambiente colaborativo para a formação do pesquisador que atua no ensino superior por meio da participação em pesquisas do tipo estado da arte. 2007. 139 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2007 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=828>.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=828

2006

Formação do aluno-pesquisador no ensino médio : o papel do professor frente ao uso da internet nas pesquisas.

REFERÊNCIAS:

BONETTE, Luzia Maristela Cabreira; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. A formação do aluno-pesquisador no ensino médio: o papel do professor frente ao uso da internet nas pesquisas. 2006. 146 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=626>.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=626


Integração do recurso-jornal na prática pedagógica do professor : estudo de uma proposta de formação continuada.

REFERÊNCIAS:

RODRIGUES, Márcio de Oliveira; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. A integração do recurso-jornal na prática pedagógica do professor: estudo de uma proposta de formação continuada. 2006. 156 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=685>.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=685


Relações entre comunidades de prática e comunidades de aprendizagem.

REFERÊNCIAS:

BUCHI, Raul de Freitas; BORTOLOZZI, Flávio; VOSGERAU, Dilmeire SantAnna Ramos. Relações entre comunidades de prática e comunidades de aprendizagem. 2006. 127 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2006 Disponível em: <http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=549>.

ACESSO:

http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=549